IDEIA GENIAL ou GAMBIARRA? BATERIA DE CARRO na ENERGIA SOLAR

Fala, pessoal, hoje vamos falar de um tema muito polêmico!
Eu posso usar bateria de carro no meu sistema de energia solar fotovoltaica? Isso é uma ideia genial ou seria uma gambiarra?
Galera, antes de começar, eu quero esclarecer uma coisa para não causar nenhum tipo de confusão na cabeça de vocês:
- Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos, os sistemas On Grid, aqueles que são conectados à rede elétrica da concessionária, que inclusive temos uma série muito legal no canal com vários episódios falando somente dele.
- E temos os sistemas Off grid que são aqueles desconectados da rede onde nós não usamos a rede elétrica, toda a energia é armazenada em baterias, ON = CONECTADO, OFF = DESCONECTADO.
Nós explicamos bastante a respeito dos sistemas no nosso método que você pode acessar por AQUI.

Até aqui tudo bem?
Bom, agora que esclarecemos isso surge a dúvida:
Posso usar uma bateria automotiva no meu sistema fotovoltaico off grid?
As baterias usadas nos sistemas fotovoltaicos off grid são chamadas de baterias estacionárias. Apesar de possuírem a mesma tecnologia, as baterias automotivas e as estacionárias são recomendadas para aplicações distintas.
Há quem pense em usar baterias automotivas para aplicações estacionárias, como nobreaks, geração de energia eólica, solar, entre outras. Porém, esse é um grande erro.

Tanto as baterias estacionárias quanto as automotivas possuem placas de chumbo que reagem com ácido sulfúrico e, com isso, temos a geração de energia.
Porém, as placas das baterias automotivas são mais finas que as placas de chumbo das baterias estacionárias, e é justamente nesse ponto que elas se diferem!
As baterias automotivas são projetadas para fornecer uma grande quantidade de corrente num curto espaço de tempo. E isso acontece exatamente quando ligamos o carro.
Para darmos a partida no motor a bateria fornece uma grande quantidade de energia e, logo após a partida, o alternador a recarrega.
Por isso, se você ficar tentando dar partida no seu carro inúmeras vezes você vai perceber que, depois de um tempo, a bateria descarrega. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?

Já as baterias estacionárias, devido as placas de chumbo serem mais grossas, são projetadas para fornecer uma quantidade menor de corrente, porém por um tempo muito maior.
Deixa eu dar um exemplo para ilustrar:
Imagine que as baterias automotivas são os corredores de uma corrida de 100m, ou seja, eles correm na velocidade máxima por um curto espaço de tempo, e as baterias estacionárias são os maratonistas que correm com uma velocidade menor, porém percorrem vários quilômetros.
Por isso, se você colocar um corredor de 100m para correr uma maratona ele não vai ter um bom desempenho, porque ele não treinou para aquela situação. O mesmo ocorre com as baterias.
Colocar uma bateria automotiva para um sistema fotovoltaico irá fazer ela durar muito menos tempo.

E agora você pode me perguntar –
Beleza, já entendi que devemos usar baterias estacionárias em meu sistema off grid, mas quanto tempo essas baterias irão durar?
Para responder isso precisamos entender dois pontos: O que é ciclo da bateria e profundidade de descarga.
Profundidade de descarga é a quantidade de energia que descarregamos da nossa bateria. Uma profundidade de descarga de 20% significa que usamos 20% da energia armazenada na bateria e que os 80% restante de energia ainda está armazenada nela.
Ciclo nada mais é do que uma descarga e a posterior recarga da bateria, independente da profundidade desta descarga.
Então, para saber o tempo de vida útil das baterias, temos que consultar um gráfico que os fabricantes disponibilizam mostrando a quantidade de ciclos que a bateria suporta em função da profundidade de descarga.
Segundo os dados deste fabricante, com uma profundidade de descarga de 20%, ou seja, descarregar somente 20% das baterias, elas irão durar em torno de 1500 ciclos, consideramos que temos 1 ciclo por dias, teremos 1500 dias ou 4 anos, mais ou menos.
Já se eu descarregar 80% delas, elas irão durar em torno de 150 ciclos, ou seja, em torno de 5 meses.

Essa análise exige muitas outras variáveis como a temperatura da bateria, ciclos por dia, temperatura externa, e por aí vai, mas só com essas informações já dá para ter um panorama geral.
Agora, diga para mim - Você já sabia a diferença entre as baterias estacionárias e as automotivas?
E se você quer de fato se tornar um profissional valorizado trabalhando com energia fotovoltaica, conheça o Curso Energia Solar Lucrativa e se torne uma referência em instalações, ganhando em média R$ 5000 por instalação realizada! Clique aqui e garanta já a sua vaga!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final desse artigo. Um forte abraço e até a próxima.