Como ligar 3 Painéis Fotovoltaico em Paralelo

Fala, pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje você vai aprender a ligar 3 ou mais painéis fotovoltaicos em paralelo. Sabe aquela dúvida que bate na hora de fazer as ligações dos painéis? Esquece ela que é hoje que você aprende a ligá-los como um verdadeiro profissional e sem gambiarras.
Pessoal, aproveitando que estamos falando de ligações em paralelo, vamos relembrar os conceitos do que é uma ligação em paralelo. Claro que se você fez o nosso curso (que pode ser adquirido por AQUI), você sabe do que estamos falando.
Uma ligação paralela é um tipo de ligação onde o positivo do painel é ligado com o positivo do painel ao lado e, da mesma forma, o negativo é ligado com o negativo do painel ao lado e assim sucessivamente.
Acompanha aqui comigo a ligação:

O conector macho é esse que tem uma ponta mais fina, vamos dizer assim, e o conector fêmea é o mais grosso. Na hora da ligação, o conector se encaixa no conector fêmea.
Então, voltando a ligação em paralelo, precisamos agrupar os dois conectores machos e os dois conectores fêmeas, pois ligamos positivo com positivo e negativo com negativo, até aqui tudo bem?
A grande questão é que, como vocês podem observar, nós não conseguimos ligar diretamente dois conectores machos e nem dois conectores fêmeas diretamente, pois, simplesmente, não encaixa, por isso no caso das ligações em paralelo vamos precisar de um conector especial para conseguir fazer essa ligação.
Esse conector pode ser do tipo Y ou desse outro modelo que vou mostrar aqui.

Como vocês podem observar, eles possuem duas entradas e uma saída.
Observe nesta imagem como fica a ligação. Com esse conector eu consigo agora, de fato, fazer a ligação dos painéis em paralelo.

Lembrando, pessoal, que quando eu ligo dois painéis em paralelo antes da ligação, eu tenho duas pontas positivas e duas pontas negativas e, ao final da ligação, eu vou ter somente um par de pontas, uma positiva e uma negativa, que é o resultado da ligação em paralelo. Entendido? Calma que eu já vou chegar na parte de como ligar 3 ou mais painéis em paralelos.
Antes de continuarmos, eu quero perguntar uma coisa.
Qual é a tensão e corrente que eu vou ter na ponta que sobrou?
Para responder essa pergunta, precisamos recorrer ao conceito da ligação em paralelo. O resultado de uma ligação em paralelo é a soma das correntes elétricas dos painéis e no caso a tensão ela se mantém.
Acompanha aqui comigo para entender melhor: Se meu painel, quando está lá no sol, gera uma tensão de 50V e uma corrente de 10A, quando eu ligar dois painéis desse em paralelo, eu vou ter quais valores nesse cabo que sobrou?
Isso mesmo: 50V, pois a tensão se mantém e a corrente se soma, totalizando 20A. Na prática, para facilitar o entendimento, depois da ligação é como se nós tivéssemos um painel só que gera 50V e 20A. Entendido?

Então, agora que entendemos isso, vamos à pergunta. Como eu faço para ligar 3 painéis em paralelo?
Você tem duas formas, ou você usa um conector igual ao que eu mostrei anteriormente, porém com 3 entradas e uma saída, e faz a ligação. O problema desses conectores é que eles são um pouco caros, por volta de uns 100 Reais cada e são difíceis de encontrar.

E você também fica limitado a sempre que precisar ligar os painéis ter um conector compatível com o número de painéis que você vai ligar em paralelo. Por exemplo, quero ligar 5 painéis em paralelo, você vai precisar de um conector de 5 entradas e uma saída, e por aí vai.
Então existe uma outra forma de fazer a ligação em paralelo, onde você sempre vai usar conectores de 2 entradas e 1 saída independentemente do número de painéis que você deseja ligar em paralelo.
Claro que você tem que respeitar a corrente máxima que o conector aguenta e dimensionar o cabo do seu sistema para a corrente do circuito.
Vamos ver aqui agora como ficaria essa ligação.

Você vai precisar de um conector de duas entradas e uma saída e de uma extensão onde temos um conector macho e um conector fêmea na ponta.
Então ligamos o primeiro painel na extensão e no segundo painel ligamos o conector de duas entradas e uma saída, até aqui vamos ter ligado dois painéis em paralelo como já vimos. E, a partir de agora, para ligar outros painéis é só repetir o processo.
Ligamos as duas pontas que sobraram da ligação em paralelo que fizemos anteriormente em uma das entradas dos conectores de 2 entradas e uma saída.
E a outra entrada que sobra ligamos o novo painel que desejamos colocar em paralelo, aí, nesse caso, vamos ter novamente somente um par de pontas que é o resultado das três ligações em paralelo.
Agora, no final dessa ponta, temos 50V e 30A na saída, pois as correntes de cada painel se somam e a tensão sempre vai se manter.
Depois que pega o jeito, pessoal, é muito fácil de fazer quantas ligações você desejar.
E se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos, assim como eu aprendi, e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!