Devo instalar mais placas ou mais baterias?

Fala pessoal, tudo massa?
Hoje eu quero trazer um assunto para aquelas pessoas que são amantes dos sistemas off grid, ou seja, aqueles sistemas onde nós usamos baterias para armazenar a energia gerada pelas placas.
E sempre que pensamos em sistemas off grid, temos que ter um cuidado a mais, pois neste sistema nós não temos a rede elétrica para nos dar suporte, com isso se acabar a energia das nossas baterias todo nosso sistema para de funcionar.
Pensando nisso surge uma dúvida. É melhor tem uma potência grande de painéis ou é melhor ter menos painéis e mais baterias?

Galera, a resposta para essa questão é...depende. Eu sei que esse tipo de resposta é uma chatisse, mas a vida é assim, nem tudo são rosas, hehehe mas não se preocupe que é simples de entender.
É interessante que você entenda bem do assunto para que o seu cliente não tenha dúvidas e a sua instalação fique sem problemas. Para se tornar um entendido, clique AQUI e faça o nosso treinamento!
Para saber se devemos usar mais painéis ou mais baterias precisamos entender em qual horário que o local onde o sistema off grid será instalado irá consumir mais energia. Eu vou aprofundar um pouco sobre como funciona os sistemas off grid para entender melhor essa questão.
Vamos supor que temos 1200W de painel instalado, 3 painéis de 400W, por exemplo.
Durante o dia os painéis vão gerar energia e carregar a bateria.
Logo vamos supor que nossos painéis estão gerando em um determinado momento 800W e estamos usando uma televisão e algumas lâmpadas que juntos possuem 800W de potência, por exemplo, nesse caso ao mesmo tempo que as baterias são descarregadas para alimentar a tv e as lâmpadas elas já são carregadas pelos painéis, com isso elas sempre vão ficar em plena carga.
Desta forma as baterias serão usadas em alguns momentos específicos, para apenas manter o funcionamento de todo o sistema.
Em um sistema off grid, quando as baterias estão carregadas, mesmo que os painéis estejam gerando energia, essa energia não vai ser aproveitada, logo essa energia vai ser literalmente jogada fora, pois não podemos colocar mais energia do que a bateria consegue armazenar.
E o responsável por fazer esse controle é o controlador de carga.

Vou dar um exemplo para ilustrar. Vamos suporte que sua bateria é um copo que tenha capacidade 500ml. E esse copo está embaixo de uma torneira que enche ele de água sempre que o nível de água dentro dele diminui.
Esse copo no nosso exemplo é a bateria e a torneira são os painéis.
Não adianta eu ter uma torneira que joga muita água dentro do meu copo, pois sempre que atingir 500ml de água armazenada o copo vai começar a transbordar se a torneira não for desligada.
Uma torneira mais ‘’potente’’ só irá encher o copo mais rápido, mas não vai fazer com que esse copo armazene mais de 500ml.
No caso do nosso sistema é a mesma coisa. Não adianta termos muita potência de painel se não estivermos usando essa energia, pois quando as baterias estiverem carregadas o restante da energia será jogada fora.
Agora vamos supor uma outra situação. Durante o dia sua casa fica vazia e você só irá usar energia durante a noite, nesse caso não adianta você ter muitos painéis e poucas baterias, pois durante o dia muita energia será jogada fora e durante a noite irá faltar energia, pois a quantidade de energia armazenada nas baterias é limitada.
Logo, Se uma casa consome muita energia durante o dia e pouca energia a noite. É melhor ter mais painéis e menos baterias. Se uma casa consome muita energia a noite e pouca energia durante o dia, é o contrário.
Precisamos ter menos painéis e mais baterias, para assim aumentar a capacidade de armazenamento de energia.
E agora se a casa consome muita energia durante o dia e durante a noite, ai não tem jeito precisamos ter uma grande potência tanto de painéis quanto de baterias.

Parece dificil, mas não é, galera. O jeito é sempre entender qual é o horário onde o consumo de energia será maior para decidir sobre essa questão.
E para que você fique fera, farei um convite especial!
Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos, assim como eu aprendi, e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!