Não é possível que você ainda que não sabe essa diferença!

Fala, instalador de sucesso! Como vai?
Vou te falar uma coisa, se você quer trabalhar com energia solar ou se já trabalha é OBRIGATÓRIO você saber a diferença entre esses dois tipos de placas.
As de aquecimento solar e as de energia solar fotovoltaica.
Saber diferenciar e explicar sistemas e equipamentos é algo que diferencia você do "pendura placa", portanto não deixe de conferir o nosso treinamento por AQUI.
Então se você quer saber de uma vez por todas essa diferença, vem comigo.

Diferença das placas de aquecimento solar e as de energia solar fotovoltaica
Tanto o sistema de energia solar térmico (Os aquecedores solar) quanto os sistemas de energia solar fotovoltaico usam a energia do sol como fonte primária de energia.
Porém a grande diferença é que os sistemas de aquecimento solar usam a energia solar para aquecer a água, logo, ao final desse processo nós temos água quente obviamente, sacou?
Já os sistemas fotovoltaicos, também usam a energia do sol como fonte primária de energia, porém essa energia solar é convertida em energia elétrica pelas células fotovoltaicas.
Logo, um sistema não tem nada a ver um com o outro, exceto pelo fato dos dois usarem a energia solar para funcionar.

O que causa essa confusão é que tanto os aquecedores solares quanto os sistemas fotovoltaicos utilizam placas que são instaladas no telhado. Porém as placas dos aquecedores solar não tem absolutamente nada a ver com as placas dos sistemas fotovoltaicos.
Um sistema de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e um reservatório térmico (Boiler).

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
Toda essa água que é aquecida é mantida dentro de um reservatório chamado de Boiler. E a função desse reservatório é manter a água aquecida.
Já os sistemas fotovoltaicos, usam painéis também para captar a energia do sol, porém os módulos fotovoltaicos (chamados de painéis solar) são compostos por células fotovoltaicas que através do efeito fotovoltaico converte a energia do sol em energia elétrica.

E assim como nos aquecedores solares que usam os boilers para armazenar a água aquecida, precisamos de um local para armazenar a energia gerada pelos painéis, logo essa energia pode ser armazenada em baterias (Nos sistemas off grid) ou podemos usar a própria rede elétrica da concessionária para fazer esse "armazenamento’’ (no caso, os sistemas on grid ).
- Então, meu amigo, você não pode se confundir nesse conceito.

Eu fiz esse texto para mostrar que muitos que estão atuando no setor de energia solar estão com dificuldade no básico, por isso, se você souber desses detalhes, você com certeza se torna um profissional diferenciado.
Uma coisa eu garanto, falta mão de obra qualificada no mercado para o setor de energia solar. Nós mesmos, muitas vezes, precisamos contratar pessoas para a nossa equipe e nem sempre é fácil encontrar esses profissionais.
Mas e você? Já sabia a diferença entre esses dois tipos de sistema?
E se você quer de fato se tornar um profissional valorizado trabalhando com energia fotovoltaica, conheça o Curso Energia Solar Lucrativa e se torne uma referência em instalações, ganhando em média R$ 5000 por instalação realizada!
CLIQUE AQUI e garanta já a sua vaga!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final deste artigo. Um forte abraço e até a próxima.