Energia Solar DÁ DESCONTO no IPTU - ENTENDA

Grande Instalador, saudações!
Dizem por aí que o setor de energia solar no Brasil já era, que é um setor sem perspectivas…
Esse povo está enganado!
Estamos aqui novamente para mostrar uma notícia de incentivo à energia solar no Brasil.
Esse tipo de notícia deixa a gente empolgado demais com o setor solar, esse ‘trem’ não vai parar de crescer por aqui, você vai ver… É só alegria!
Dessa vez, vamos falar sobre um programa apresentado pela prefeitura de Salvador que visa o aumento de 50% da geração de energia solar até 2024 e prevê incentivos para imóveis residenciais e comerciais com o sistema instalado.
E aí, você também curte esse tipo de notícia? Então vamos lá!
Lembrando que você pode aprender a instalar um sistema por AQUI.

Nós já falamos aqui no canal que a Bahia é um estado privilegiado para a geração de energia solar. Isso está ligado com a sua localização no mapa, que possui uma incidência de radiação bem alta!
Não é atoa que os grandes investidores escolhem o estado para investir, contando com diversos parques solares e liderando a geração de energia solar centralizada no país.
E para aproveitar esse potencial, a prefeitura de Salvador, capital do estado, lançou o programa Salvador Solar.
Mas calma aí que já já eu te explico esse programa! Primeiro vou te falar de um incentivo já existente e criado pela própria prefeitura:
O IPTU Amarelo
Esse incentivo trouxe descontos no imposto (IPTU) de acordo com a produção do sistema de energia solar e o consumo da residência.
A produção de energia deve corresponder a um percentual mínimo consumido pelo imóvel e é enquadrado em três categorias: Ouro, Prata e Bronze.

Categoria ouro
Para se enquadrar na categoria Ouro, a geração de energia solar precisa ser, no mínimo, 90% do que é consumido pela residência e, neste caso, o desconto sobre o valor do IPTU é de 10%.
Categoria prata
Já para categoria prata, é necessário que o sistema gera uma energia de pelo menos 70% do consumo, com um desconto de 7% sobre o IPTU.
Categoria bronze
Por fim, para se enquadrar na categoria bronze, é preciso gerar no mínimo 50% do que é consumido. O desconto para esse caso é de 5% sobre o valor do imposto.

IPTU Amarelo - Benefícios
Eu precisei te explicar isso porque, dentre os benefícios propostos pelo programa Salvador Solar, um deles é a mudança do IPTU Amarelo.
Com o novo projeto, o incentivo não é mais relacionado com o consumo e premia os usuários de acordo com o potencial de geração.
Além disso, a lei era restrita às residências, com a mudança, passará a valer para imóveis comerciais e outros diversos empreendimentos.
Outra melhoria está relacionada com o desconto sobre o “Imposto sobre os serviços (ISS)”, que é um tributo que incide na prestação de serviços.
Será concedido um desconto de 60%, passando de 5% para 2%. O que vai “baratear” o investimento e diminuir o tempo de retorno.

Mapa solar - o gerenciamento inteligente para edificações
As inovações não param por aí, com o programa também foi criado o Mapa Solar, que é uma ferramenta on-line com o objetivo de mapear o potencial solar dos telhados de toda a cidade.
Com isso, será criado um banco de dados para que qualquer cidadão possa identificar o potencial energético de sua edificação.
Vou deixar o link dessa ferramenta AQUI para você ver, o negócio é muito top!
A prefeitura pretende se tornar referência aqui no Brasil no quesito: Energia limpa em prédios públicos, buscando geração de até 2MW.
Atualmente, existem cinco escolas da rede municipal de ensino com o sistema solar fotovoltaico instalado e foi contratada uma empresa para a elaboração de projetos de eficiência energética para dez escolas e quatro secretarias municipais.
Você pensa que acabou? Não acabou nada, meu amigo!

O programa Salvador Solar visa uma capacitação de mão de obra local com cursos para capacitação em montagem de sistemas fotovoltaicos.
É incentivo que não acaba mais, não é mesmo, meu amigo? É desse tipo de atitude que precisamos aqui no nosso país. A prefeitura de Salvador está de parabéns pela iniciativa!
Sinceramente, eu torço muito para que esse projeto dê certo e expanda para todo o Brasil.
O potencial do nosso país para energia solar é muito grande, não podemos desperdiçá-lo!
E agora eu quero lhe fazer um convite especial!
Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!