Inacreditável o lugar que colocaram a placa solar!

Fala pessoal tudo na paz?
Eu tenho certeza que alguma vez você já parou, olhou uma situação e pensou: “um painel solar aqui cairia como uma luva?”
Hoje eu vou trazer para vocês uma situação muito inusitada. Olha onde esse pessoal colocou o módulo fotovoltaico.
Mas antes, quero lhe fazer uma pergunta: Você já conhece o método que forma grandes instaladores no Brasil e no mundo? Clique AQUI e conheça!

Indo direto para o antigo continente, em uma cidade no norte da França, foi em uma pequena comunidade que instalaram a primeira estrada solar, isso mesmo!
A empresa Colas fez uma estrada utilizando os módulos fotovoltaicos. Não dá nem para acreditar, não é mesmo?
A estrada fotovoltaica, vamos chama-la assim, tem uma extensão de 1.000 metros, ao todo são 2.800 m² de módulos fotovoltaicos, ela foi preparada para receber qualquer tipo de veículo, inclusive caminhões.
O módulo fotovoltaico utilizado nessa estrada é feito a partir do encapsulamento das células fotovoltaicos policristalinas em uma resina especial.

Para construção desse tipo de módulo, precisamos respeitar 3 regras, vamos dizer assim.
- Primeira - módulo precisa suportar o peso dos veículos que irão circular na estrada, meio óbvio, não é mesmo?!
- Segunda regra - ele precisa fornecer a aderência necessária para que os veículos possam circular pela estrada em segurança;
- Terceira - permitir a passagem da luz para gerar a energia.
Este tipo de módulo tem a eficiência um pouco menor que os modelos que utilizamos em nossas casas, por volta de 15%.
Para a parte elétrica da instalação, temos um muro de concreto onde está abrigado todos os inversores, as proteções e, também, é o local que se faz a conexão com a rede elétrica.
Essa estrada foi projetada para fornecer energia para a iluminação pública da cidade, a cidade tem cerca de 5,000 habitantes.
Nada mal, não é mesmo?! Em termos de potência local, a estrada foi projetada para produzir diariamente 790 kWh.
Agora, vamos passar para a parte estrutural da estrada, que é simplesmente impressionante.
Bom, eu achei muito bacana!
A estrada é feita a partir de uma laje fundação, e por cima dessa laje é colada, isso mesmo, os módulos fotovoltaicos são literalmente colados na estrada.
Muito legal, não é?!
Após a fixação dos módulos, na verdade, após a colagem dos módulos, é feita toda a infraestrutura de cabeamento que é levada até o inversores.
Veja no vídeo da obra que bacana, parece até um laboratório.
Bom, agora que já vimos a estrada, vamos ver quanto custou essa brincadeira e se realmente funcionou.
Primeiramente vamos relembrar que a estrada foi projetada para gerar 790 kWh dia, ou seja, 288 MWh no ano.
O custo final para 1 km de estrada foi de 5 milhões de euros, mais de 25 milhões de reais.
No seu primeiro ano de funcionamento, em 2017, a estrada gerou o equivalente de 395 kWh por dia, ou seja, pouco mais de 140 MWh no ano. Já no ano de 2018 a estrada gerou o total de 78 MWh no ano e para o ano de 2019 cerca de 75 MWh.
Que a solução é inovadora todos nós concordamos, não é?!
Porém, ainda está longe de ser eficiente e rentável, a prefeitura da cidade esperava arrecadar 10.500 Euros por ano com a venda de energia e, atualmente, é obrigada a se contentar com poucos mais de 3 mil Euros.
Então, é basicamente isso, parabéns para a empresa pela coragem e espírito inovador, ficamos aqui na torcida para que a tecnologia seja aprimorada.
Quem sabe daqui alguns anos estaremos rodando nas estradas fotovoltaicos em um veículo elétrico.
E agora eu quero lhe fazer um convite especial!
Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos, assim como eu aprendi, e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!