Módulo Fotovoltaico Bifacial

Fala comigo, meu amigo, tudo na paz?
Deixa eu te perguntar, você já pensou em um módulo fotovoltaico que gera energia dos dois lados? Tanto na parte frontal quanto na parte de trás?
Mas isso não deve funcionar, a luz solar não incide pela parte superior do módulo?
Pois é, meu amigo, esse módulo fotovoltaico já existe! É o módulo bifacial que promete uma geração 30% maior que um módulo convencional.
Parece bom demais para ser verdade, mas será que esse módulo é isso tudo mesmo?
É justamente isso que nós vamos ver hoje, o módulo fotovoltaico que promete uma geração 30% maior.

Com a intenção de aumentar a geração de energia das usinas, vários fabricantes começaram a oferecer os módulos bifaciais, que como o próprio nome sugere, são os módulos que geram energia pelos dois lados.
Segundo alguns fabricantes, esses módulos podem gerar até 30% a mais de energia se comparados com os módulos convencionais.
Diferente dos módulos convencionais, o módulo bifacial permite a entrada da luz solar pelos dois lados, pela parte da frente e pela parte de trás.
Legal, não é?
Eu aposto que já passou na sua cabeça construir um módulo desse, mas será que esse módulo pode ser instalado em qualquer local?
Te dou 5 s para pensar na resposta.
Enquanto isso você pode clicar AQUI e conferir o método Energia Solar Lucrativa.

E aí, já pensou na resposta? Se você respondeu que sim, você acertou!
Esses módulos fotovoltaicos podem ser instalados tanto em solo quanto em telhados, mas aqui tem um pequeno detalhe, preste muita atenção para não sair instalando esse módulo em qualquer telhado.
A eficiência do módulo vai depender do local onde o módulo foi instalado, na verdade, vai depender da capacidade de reflexão da superfície que o módulo foi instalado.
Uma superfície pouco reflexiva vai proporcionar pouco rendimento adicional, já uma superfície que reflete muita luz, vai aumentar expressivamente a geração.
Veja algumas projeções do fabricante Jinko, segundo o fabricante: se você instalar os módulos no solo com um gramado, a eficiência do módulo pode aumentar em7%, agora, se for em um solo com cimento ou areia, 10% a mais de eficiência.
Sendo assim, não é toda superfície que vai aumentar a geração, então na hora de utilizar esse tipo de módulo, você precisa analisar o local onde o módulo será instalado.

Segundo o fabricante, quanto mais clara a superfície mais reflexiva ela será, no entanto eu não encontrei informações do fabricante sobre qual a superfície e inclinação ideal, para atingir os 30% a mais de geração.
Outra informação muito importante é o preço, se comparado ao módulo convencional o preço do módulo bifacial é em média 25% superior, então sempre que você for fazer uma obra com o módulo bifacial coloque todos esses pontos na balança e faça análise do custo vs o benefício.
E aí meu amigo, o que você achou dos módulos bifaciais? Você já conhecia?
E agora eu quero lhe fazer um convite especial!
Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos, assim como eu aprendi, e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!