Se livre da multa no off-grid! Dica infalível!

Fala Pessoal, tudo na paz?
Alguma vez você já ouviu falar de algum caso da concessionária de energia ter multado algum cliente?!
Eu já ouvi muitas histórias como essa, em 2008 eu fiz um estágio na CEMIG, concessionária, aqui de Minas Gerais, e ouvi várias histórias sobre clientes que foram penalizados devido aos famosos “gatos” de energia, é cada história “cabulosa” que não dá nem para acreditar.
Só que semana passada eu vi uma história que me deixou muito surpreso e que está dando o que falar nos grupos do WhatsApp, é o seguinte:
- segundo o pessoal do grupo, tem um cliente que instalou um sistema de energia solar e levou uma bela multa da concessionária, depois só foi chegando mais e mais casos parecidos ao redor do Brasil.
Achei esses casos bem curiosos: levar uma multa por instalar energia solar. Essa foi nova pra mim. E para que você e seu cliente não seja multado por erro na instalação, clique AQUI e faça o treinamento Energia Solar Lucrativa, valerá muito a pena!
Mas, continuando, será que isso tá certo?

Afinal, a concessionária pode me multar por instalar um Sistema Fotovoltaico na minha casa?
Para começar, precisamos rever os dois tipos de sistemas fotovoltaicos que conseguimos instalar aqui no Brasil, os sistemas on-grid e off-grid.
Os sistemas on-grid, ou conectados, são os sistemas que trabalham conectados com rede da concessionária, ou seja, eles estão sempre conectados e injetando toda a energia excedente na rede.
O excedente é a energia que sobra na sua casa no momento da geração.
Para instalar esse tipo de sistema você precisa seguir as normas da concessionária de energia, o que quer dizer, que você vai precisar enviar um projeto para ser homologado.
Este projeto precisa de um responsável técnico e só é permitido instalar equipamentos homologados pelo INMETRO.

Já os sistemas off-grids, ou isolados, são os sistemas que trabalham desconectados do sistema da concessionária, ou seja, em nenhum momento ele vai injetar a energia excedente na rede, pois este o sistema off-grid não tem ligação com a rede da concessionária.
Sendo assim, todo o excedente de energia é armazenado nas baterias.
Este tipo de sistema é mais indicado para locais sem acesso à rede elétrica da concessionária, devido aos custos das baterias ainda serem altos.
Como ele trabalha em locais isolados, você não precisa enviar o projeto para a concessionária nem seguir as normas técnicas dos sistemas conectados.
Você pode instalar o equipamento que você quiser, afinal quem manda na sua casa é você, já na minha, é “a patroa”.

Então, se você instalar um sistema fotovoltaico e injetar energia na rede, você vai precisar homologar o seu sistema. Caso contrário, você estará com uma ligação irregular, e a concessionária poderá sim te multar.
Beleza, e se eu não injetar a energia na rede, ela pode me multar?
Depende! Se o seu sistema fotovoltaico estiver totalmente desacoplado da rede elétrica, ou seja, sem nenhuma conexão com a rede elétrica. Ela não pode te multar, afinal você não tem ligação com ela.
Um exemplo desta situação seria: você instalar um sistema fotovoltaico exclusivamente para o ar-condicionado ou para a iluminação externa da sua casa.
Essa é até uma ideia que eu, o Victor e o André estamos amadurecendo aqui na Engehall, instalar um sistema off-grid para o ar-condicionado do escritório.
E que você também pode fazer aí na sua casa, instalar um sistema para algum equipamento em específico.

Recapitulando, se você estiver isolado da rede que é o caso dos sistemas OFF-GRid, a concessionária não pode te multar.
Eu confesso que foi a primeira vez que ouvi falar dessa história de multas nos sistemas fotovoltaicos OFF-GRID, e achei essa história um verdadeiro absurdo.
Se você gostou desse artigo, eu gostaria que você procurasse o vídeo 5 Mitos do Setor Solar em nosso canal do YouTube para me ajudar a desmistificar algumas histórias que circulam por aí e com essas só a concessionária de energia ganha.
E agora eu quero lhe fazer um convite especial!
Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos, assim como eu aprendi, e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
E para você que já é um profissional do setor, mas quer aumentar a sua eficiência na hora de elaborar orçamentos, te convido a usar o AZUME, o gerador de propostas da Engehall Renováveis que dá uma cara mais que profissional para o seu orçamento - o seu cliente ficará bem animado, eu tenho certeza!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!